Levítico 16: Desvendando o Rito do Dia do Perdão

Levítico 16: Explorando o Significado do Dia do Perdão

Levítico 16: Bíblia

Levítico 16: Bíblia

Levítico 16.1

Depois que os dois filhos de Arão foram mortos quando apresentavam a Deus, o SENHOR, uma oferta de incenso que não estava de acordo com a lei, o SENHOR falou de novo com Moisés.

Levítico 16.2

Ele disse:
— Diga ao seu irmão Arão que não é a qualquer hora que ele pode entrar no Lugar Santíssimo, que fica atrás da cortina da Tenda Sagrada. Se ele entrar, morrerá, pois é ali que eu apareço numa nuvem acima da tampa da arca da aliança, que é o lugar onde os pecados são perdoados.

Levítico 16.3

Arão só poderá entrar no Lugar Santíssimo depois de ter matado um touro novo como oferta para tirar pecados e um carneiro como oferta que será completamente queimada.

Levítico 16.4

Antes de entrar, Arão tomará um banho e vestirá as roupas sacerdotais, todas feitas de linho, isto é, os calções, a túnica e o cinto; e na cabeça ele colocará a mitra, também feita de linho.

Levítico 16.5

E Deus deu a Moisés as seguintes leis para o Dia do Perdão:
O povo de Israel entregará a Arão dois bodes para a oferta para tirar pecados e um carneiro para a oferta que será completamente queimada. 

Levítico 16.6

Arão pegará o touro novo da sua própria oferta para tirar pecados e com ela conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos da sua família. 

Levítico 16.7

Depois levará os dois bodes até a entrada da Tenda Sagrada. Ali, na presença de Deus, o SENHOR,

Levítico 16.8

Arão tirará a sorte entre os dois bodes, usando duas pedras, uma com o nome do SENHOR, e a outra com o nome de Azazel. 

Levítico 16.9

O bode que pertence ao SENHOR será morto por Arão como oferta para tirar pecados, 

Levítico 16.10

e o bode que pertence a Azazel será oferecido vivo ao SENHOR. Depois Arão mandará esse bode para o deserto, a fim de conseguir o perdão dos pecados do povo.

Levítico 16.11

Arão pegará o touro novo da sua oferta para tirar pecados e com ela conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos da sua família. Depois de matar o touro, 

Levítico 16.12

Arão pegará um queimador de incenso cheio de brasas tiradas do altar que está na presença de Deus, o SENHOR, e dois punhados de incenso cheiroso bem moído e entrará no Lugar Santíssimo. 

Levítico 16.13

Ali, na presença do SENHOR, ele porá o incenso no fogo para que a fumaça cubra a tampa da arca da aliança. Assim, Arão não morrerá. 

Levítico 16.14

Ele pegará um pouco do sangue do touro novo e com o dedo borrifará a parte da tampa que dá para o leste; depois borrifará o sangue sete vezes em frente da arca da aliança.

Levítico 16.15

Em seguida Arão matará o bode do sacrifício para tirar os pecados do povo, levará o sangue para dentro do Lugar Santíssimo e borrifará com ele a tampa da arca e em frente da arca, como fez com o sangue do touro novo.

Levítico 16.16

Assim, Arão purificará o Lugar Santíssimo de todos os pecados, faltas e impurezas do povo de Israel. E fará a mesma coisa para purificar a Tenda Sagrada, que fica no meio do povo impuro. 

Levítico 16.17

Enquanto Arão estiver no Lugar Santíssimo para fazer a cerimônia de purificação, ninguém deverá entrar na Tenda. Depois que Arão conseguir o perdão dos seus próprios pecados, dos pecados da sua família e dos do povo, 

Levítico 16.18

então sairá da Tenda, irá até o altar que está em frente dela e fará a cerimônia da purificação do altar.
Pegará um pouco do sangue do touro novo e do sangue do bode e o porá nas quatro pontas do altar. 

Levítico 16.19

Com o dedo borrifará o sangue sete vezes sobre o altar, e assim o purificará das impurezas dos israelitas, e o dedicará ao serviço de Deus.

Levítico 16.20

Quando Arão terminar a cerimônia da purificação do Lugar Santíssimo, da Tenda Sagrada e do altar, então pegará o bode para Azazel, 

Levítico 16.21

porá as mãos na cabeça do animal e confessará todas as culpas e faltas e todos os pecados dos israelitas. Assim, Arão passará para a cabeça do bode os pecados do povo e então mandará o bode para o deserto. Será escolhido um homem para levar o animal, 

Levítico 16.22

e ele o soltará no deserto. Assim, o bode irá para um lugar onde não mora ninguém, levando os pecados do povo.

Levítico 16.23

Em seguida Arão entrará na Tenda, tirará as roupas de sacerdote que havia vestido antes de entrar no Lugar Santíssimo e as deixará ali.

Levítico 16.24

Naquele lugar sagrado ele tomará um banho e, depois de se vestir, sairá para apresentar a Deus a sua própria oferta, que será completamente queimada, e a oferta do povo, que também será completamente queimada. Assim, ele conseguirá o perdão dos seus próprios pecados e dos pecados do povo. 

Levítico 16.25

E queimará no altar a gordura do animal oferecido em sacrifício para tirar pecados.

Levítico 16.26

O homem que tiver levado o bode para o deserto deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho antes de entrar de novo no acampamento.

Levítico 16.27

Depois de terminados o sacrifício para tirar os pecados do povo e a cerimônia da purificação do Lugar Santíssimo, feita com o sangue do touro novo e do bode, os corpos desses dois animais serão levados para um lugar fora do acampamento, e o couro, a carne e as tripas serão queimados.

Levítico 16.28

O homem que os queimar deverá lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho antes de entrar de novo no acampamento.

Levítico 16.29

A seguinte lei deverá ser obedecida para sempre:
No dia dez do sétimo mês todos os israelitas e os estrangeiros que moram no meio do povo não comerão nada o dia inteiro e não farão nenhum trabalho, 

Levítico 16.30

pois nesse dia será feito o sacrifício para conseguir o perdão dos pecados do povo. Assim, o povo ficará puro na presença de Deus, o SENHOR. 

Levítico 16.31

Este é um dia especial e será para sempre um dia em que ninguém comerá nada, nem trabalhará. 

Levítico 16.32

O Grande Sacerdote que for ungido e ordenado para tomar o lugar do pai vestirá as roupas sacerdotais de linho 

Levítico 16.33

e fará a cerimônia para purificar o Lugar Santíssimo, a Tenda Sagrada, o altar, os sacerdotes e todo o povo. 

Levítico 16.34

Essa lei será obedecida para sempre, e uma vez por ano haverá a cerimônia para conseguir o perdão dos pecados de todo o povo. E tudo foi feito como o SENHOR havia ordenado a Moisés.

Levítico 16: Estudo

Levítico 16: Estudo

Levítico 16, na Bíblia, é um capítulo rico em simbolismos e ensinamentos. Discorre sobre um ritual denominado "Dia do Perdão" que é praticado pelo sumo sacerdote, Arão, em nome de todo o povo de Israel. Através do entendimento deste capítulo, podemos extrair valiosas lições para a nossa vida, mesmo estando em um contexto muito diferente do narrado na Bíblia. Vamos desvendar esses princípios juntos.

Respeito ao Sagrado

Logo no início, o texto ressalta a seriedade com que o sagrado deve ser tratado. Arão é alertado de que não pode entrar no Lugar Santíssimo a qualquer hora, sob o risco de morte (Levítico 16:2). Isso nos lembra da importância do respeito a Deus e às coisas sagradas, um princípio que podemos aplicar em nossas vidas, cultivando reverência e temor a Deus em todas as nossas ações.

Purificação e Confissão

A purificação é um tema central no Levítico 16. Arão deve se purificar e se preparar antes de entrar no Lugar Santíssimo (Levítico 16:3-4). Isso nos ensina a importância da preparação espiritual e da limpeza dos nossos corações antes de nos aproximarmos de Deus. A confissão também é um ponto crucial neste capítulo. Arão confessa os pecados do povo ao bode, que então é enviado ao deserto (Levítico 16:21-22). Esse ritual simboliza o ato de confessar nossos pecados a Deus e a importância de deixá-los para trás, como o bode levando os pecados ao deserto.

Intercessão

Arão, como sumo sacerdote, faz uma intercessão por todo o povo de Israel (Levítico 16:17). Ele atua como um mediador entre o povo e Deus. No mundo atual, podemos interpretar esse ensino como a necessidade de orarmos uns pelos outros, buscando interceder perante Deus por aqueles que precisam.

O Perdão de Deus

No final, o sacrifício é realizado, e o perdão dos pecados do povo é alcançado (Levítico 16:30). Este é o ponto culminante do capítulo, demonstrando o imenso amor e a misericórdia de Deus que estão sempre disponíveis para nós quando buscamos Seu perdão.

Levítico 16: Oração

Levítico 16: Oração

Querido e Amado Deus,

Nós nos voltamos a Ti com corações cheios de gratidão e espírito de humildade, inspirados pelos ensinamentos que acabamos de explorar em Levítico 16. Te agradecemos por nos mostrar, através desta sagrada escritura, como podemos nos aproximar de Ti com reverência e respeito.

Deus, pedimos que nos ajudes a praticar a purificação, assim como Arão fez antes de entrar no Lugar Santíssimo. Ajuda-nos a limpar nossos corações de tudo que não é digno de Ti, de todos os pecados e impurezas, para que possamos nos apresentar a Ti puros e dignos de Tua misericórdia.

Deus, somos gratos pela lição de confissão em Levítico 16. Conceda-nos a coragem para confessar nossos erros e pecados, e o desejo sincero de nos afastarmos deles. Assim como o bode levou os pecados para o deserto, ajuda-nos a deixar nossos pecados para trás e buscar a Tua retidão.

Senhor, somos lembrados da importância de interceder uns pelos outros. Motiva-nos a sempre orar e apoiar aqueles que nos rodeiam, para que possamos mostrar o amor e a compaixão que Tu nos mostras.

Por fim, somos infinitamente gratos pelo Teu perdão. Ainda que falhemos e nos desviemos, Tua misericórdia está sempre disponível. Ajuda-nos a aceitar esse perdão com humildade e a buscar sempre viver de acordo com Tua vontade.

Obrigado, Deus, por Tua palavra viva e por Tua presença constante em nossas vidas. Que possamos nos esforçar para viver os princípios ensinados em Levítico 16 em nosso dia a dia. Concede-nos a sabedoria para entender Tua palavra e o amor para viver de acordo com ela.

Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Levítico 16: Conclusão

Levítico 16: Conclusão

Ao refletir sobre Levítico 16, somos lembrados de princípios essenciais para viver uma vida em harmonia com Deus e uns com os outros. Nos é ensinado a respeitar o sagrado, nos purificar, confessar nossos pecados, interceder pelos outros e aceitar o perdão de Deus. Mesmo em nosso mundo moderno, esses ensinamentos são relevantes e podem nos orientar em nosso caminho espiritual.

Este artigo oferece uma interpretação atualizada dos princípios de Levítico 16. Claro, sempre recomendamos que você leia o capítulo por si mesmo e busque o entendimento em seu próprio contexto. 

Encerramos esta jornada de reflexões e apreciamos sua companhia ao longo do caminho. Acredite que suas ações podem fazer uma diferença significativa na vida de outras pessoas. Se esta interpretação de Levítico 16 foi útil para você, considere compartilhá-la com seus amigos e familiares. Ao fazê-lo, você estará fortalecendo o Projeto Palavras de Luz e expandindo o alcance da sabedoria bíblica na vida das pessoas.

#Levítico16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fé Fortalecida pelo Salmo 91: um Guia Completo

Magia da Páscoa: guia de significados, tradições e celebrações

Levítico 3: Aprendendo a Ofertar com Reverência e Totalidade

Dia da Pipoca: simplicidade e lições de humildade na Bíblia

Gênesis 1: A História da Criação do Mundo

Êxodo 29: Revelando a jornada de Arão e seus filhos ao sacerdócio

Êxodo 9: Moisés, Arão e as lições do confronto com o Rei do Egito