Levítico 14: Encontrando Sabedoria na Saúde Coletiva

Levítico 14: Compreendendo o Valor da Saúde Coletiva

Levítico 14: Bíblia

Levítico 14: Bíblia

Levítico 14.1

O SENHOR Deus deu a Moisés

Levítico 14.2

as seguintes leis a respeito da cerimônia de purificação das pessoas que sararam de doenças contagiosas da pele:
A pessoa será levada ao sacerdote,

Levítico 14.3

e este sairá com ela do acampamento e a examinará. Se a pessoa tiver sarado, 

Levítico 14.4

o sacerdote mandará trazer duas aves puras, um pedaço de madeira de cedro, lã tingida de vermelho e um galho de hissopo. 

Levítico 14.5

O sacerdote mandará que matem uma das aves em cima de um pote de barro cheio de água tirada de uma fonte. 

Levítico 14.6

Depois ele pegará a outra ave, o pedaço de madeira de cedro, a lã tingida de vermelho e o hissopo e os mergulhará no sangue da ave que foi morta. 

Levítico 14.7

Em seguida borrifará com o sangue sete vezes a pessoa que está sendo purificada e declarará que ela está pura. Depois disso o sacerdote soltará no campo a ave viva. 

Levítico 14.8

Aí a pessoa deverá lavar a roupa que estiver vestindo, rapar todos os cabelos e pelos e tomar um banho; então estará pura. Depois entrará no acampamento, mas deverá ficar sete dias fora da sua barraca. 

Levítico 14.9

No sétimo dia ela deverá rapar de novo a cabeça, a barba, as sobrancelhas e todos os outros pelos do corpo, lavar a roupa que estiver vestindo e tomar um banho; então estará pura.

Levítico 14.10

No dia seguinte a pessoa pegará dois carneirinhos e uma ovelhinha de um ano de idade, todos sem defeito. Para a oferta de cereais ela pegará três quilos de farinha misturada com azeite e mais um quarto de litro de azeite. 

Levítico 14.11

O sacerdote levará a pessoa e as suas ofertas até a entrada da Tenda Sagrada e ali, na presença de Deus, o SENHOR, 

Levítico 14.12

pegará um dos carneirinhos e o azeite, e os oferecerá como sacrifício para tirar culpas. É uma oferta especial ao SENHOR e pertence ao sacerdote. 

Levítico 14.13

Depois matará o carneirinho num lugar sagrado, onde são mortos os animais das ofertas para tirar culpas e das ofertas que são completamente queimadas. O sacerdote deverá fazer isso porque a oferta para tirar culpas é como a oferta para tirar pecados: é uma coisa muito sagrada e pertence ao sacerdote. 

Levítico 14.14

O sacerdote pegará um pouco do sangue do animal e com o dedo o passará na ponta da orelha direita, no dedo polegar da mão direita e no dedão do pé direito da pessoa que está sendo purificada. 

Levítico 14.15

Depois derramará uma parte do azeite na palma da sua mão esquerda, 

Levítico 14.16

molhará um dedo da mão direita no azeite e o borrifará sete vezes ali na presença do SENHOR. 

Levítico 14.17

Em seguida porá com o dedo um pouco de azeite na pessoa que está sendo purificada, nos mesmos lugares em que pôs o sangue do animal, isto é, na ponta da orelha direita, no dedo polegar da mão direita e no dedão do pé direito. 

Levítico 14.18

O resto do azeite ele derramará na cabeça da pessoa. Assim, na presença do SENHOR, o sacerdote conseguirá o perdão dos pecados daquela pessoa.

Levítico 14.19

Depois o sacerdote oferecerá o sacrifício para tirar pecados, conseguindo com isso o perdão dos pecados da pessoa que está sendo purificada. Em seguida ele matará o animal para a oferta que vai ser completamente queimada 

Levítico 14.20

e o oferecerá no altar, junto com a oferta de cereais. Assim, o sacerdote conseguirá o perdão dos pecados daquela pessoa, e ela estará pura.

Levítico 14.21

Se a pessoa for pobre e não puder pagar tudo, ela levará ao sacerdote um carneirinho para a oferta para tirar culpas, que é uma oferta especial dedicada ao SENHOR e que pertence ao sacerdote. Levará só um quilo de farinha misturada com azeite e mais um quarto de litro de azeite 

Levítico 14.22

e duas rolinhas ou dois pombinhos, conforme as suas posses. Uma das aves será a oferta para tirar pecados, e a outra será a oferta que vai ser completamente queimada. 

Levítico 14.23

No oitavo dia do tempo da sua purificação, a pessoa levará tudo isso até a entrada da Tenda Sagrada e entregará ao sacerdote. Então ali na presença do SENHOR 

Levítico 14.24

o sacerdote pegará o carneirinho e o azeite e os oferecerá ao SENHOR como uma oferta especial que pertence ao sacerdote. 

Levítico 14.25

Em seguida matará o carneirinho, pegará um pouco do sangue do animal e com o dedo o colocará na ponta da orelha direita, no dedo polegar da mão direita e no dedão do pé direito da pessoa que está sendo purificada. 

Levítico 14.26

Depois derramará uma parte do azeite na palma da sua mão esquerda 

Levítico 14.27

e com um dedo da mão direita borrifará o azeite sete vezes ali na presença de Deus, o SENHOR. 

Levítico 14.28

Então, com o dedo, porá um pouco do azeite na pessoa que está sendo purificada, nos mesmos lugares em que pôs o sangue do animal, isto é, na ponta da orelha direita, no dedo polegar da mão direita e no dedão do pé direito. 

Levítico 14.29

O resto do azeite ele derramará na cabeça da pessoa e assim na presença do SENHOR conseguirá o perdão dos pecados dela. 

Levítico 14.30

Depois, conforme as posses dessa pessoa, o sacerdote oferecerá as duas rolinhas ou os dois pombinhos. 

Levítico 14.31

Uma das aves será a oferta para tirar pecados, e a outra será a oferta que vai ser completamente queimada. Assim, na presença de Deus, o SENHOR, o sacerdote conseguirá o perdão dos pecados da pessoa que está sendo purificada. 

Levítico 14.32

Esta é a lei para a purificação das pessoas que sararam de uma doença contagiosa da pele, mas que não têm recursos para comprar tudo o que a lei exige.

Levítico 14.33

O SENHOR Deus deu a Moisés e a Arão 

Levítico 14.34

as seguintes leis a respeito de mofo nas casas. Essas leis deviam ser obedecidas depois que o povo de Israel tivesse entrado na terra de Canaã, que Deus lhes daria para ser deles. Quando Deus fizer aparecer mofo na casa de alguém, 

Levítico 14.35

o dono irá falar com o sacerdote e dirá que descobriu mofo na sua casa.

Levítico 14.36

Antes de ir examiná-la, o sacerdote mandará que tirem tudo da casa; se não, tudo o que estiver lá dentro será considerado impuro. Depois o sacerdote irá até a casa 

Levítico 14.37

e examinará o mofo. Se houver manchas esverdeadas ou avermelhadas nas paredes, e, se parecer que entraram nas paredes, 

Levítico 14.38

então o sacerdote sairá da casa e a deixará fechada sete dias. 

Levítico 14.39

No sétimo dia ele voltará e examinará a casa de novo. Se descobrir que as manchas se espalharam pelas paredes, 

Levítico 14.40

mandará que tirem as pedras em que está o mofo e as joguem fora da cidade, num lugar impuro. 

Levítico 14.41

Mandará raspar as paredes de dentro da casa, e o reboco raspado será levado para um lugar impuro fora da cidade. 

Levítico 14.42

Depois colocarão pedras novas no lugar das que foram tiradas e rebocarão de novo a casa.

Levítico 14.43

Se, depois de se fazer tudo isso, aparecer mofo na casa outra vez, 

Levítico 14.44

o sacerdote a examinará. Se as manchas se tiverem espalhado pelas paredes, é mofo contagioso, e a casa está impura.

Levítico 14.45

Ela será derrubada, e as pedras, a madeira e o reboco serão levados para um lugar impuro fora da cidade. 

Levítico 14.46

Quem entrar na casa durante os sete dias em que estiver fechada ficará impuro até o pôr do sol. 

Levítico 14.47

E, se nesse tempo alguém se deitar na casa ou comer ali dentro, deverá lavar a roupa que estiver vestindo.

Levítico 14.48

Mas, se o sacerdote voltar, e examinar a casa depois de rebocada, e não encontrar mofo nas paredes, ele declarará que ela está pura, pois o mofo desapareceu completamente. 

Levítico 14.49

A fim de purificar a casa, o sacerdote pegará duas aves, um pedaço de madeira de cedro, lã tingida de vermelho e um galho de hissopo

Levítico 14.50

e matará uma das aves em cima de um pote de barro cheio de água tirada de uma fonte. 

Levítico 14.51

Depois pegará a outra ave, o pedaço de madeira de cedro, a lã tingida de vermelho e o hissopo, e os mergulhará primeiro no sangue da ave que foi morta e depois na água fresca, e borrifará a casa sete vezes. 

Levítico 14.52

Assim, ele purificará a casa com o sangue da ave, a água fresca, a ave viva, o pedaço de madeira de cedro, o hissopo e a lã tingida de vermelho. 

Levítico 14.53

Depois levará a ave viva para fora da cidade e a soltará no campo. Assim, o sacerdote fará a cerimônia de purificação, e a casa ficará pura.

Levítico 14.54-56

São essas as leis para todas as doenças contagiosas da pele e da cabeça; para inchações, tumores e manchas na pele; para o mofo na roupa e nas casas. 

Levítico 14.57

Elas servem para se saber quando alguma coisa é impura ou é pura. São essas as leis para todos esses casos.

Levítico 14: Estudo

Levítico 14: Estudo

Olá, querido leitor! Neste artigo, vamos refletir sobre o Levítico 14, um capítulo da Bíblia que apresenta rituais e cerimônias de purificação das pessoas e das casas, conforme descrito na tradição judaico-cristã. Ainda que esses rituais sejam complexos e ligados a um contexto histórico e cultural específico, é possível extrair deles princípios valiosos que nos ajudam a entender a vida e a nos tornarmos melhores.

Primeiramente, Levítico 14 detalha a cerimônia de purificação de pessoas que foram curadas de doenças de pele contagiosas. Envolve uma série de etapas que incluem o uso de dois pássaros, lã tingida de vermelho, um galho de hissopo, madeira de cedro e várias ofertas. O ritual é complexo e envolve sacrifícios, aplicação de sangue e azeite em várias partes do corpo, e períodos de isolamento.

Podemos entender esse processo como uma jornada de renovação física e espiritual. Apesar de não seguirmos esses rituais na atualidade, o princípio de valorizar a saúde e o bem-estar, além do cuidado com o próximo para evitar a propagação de doenças, é fundamental. Essa valorização é evidenciada por medidas como quarentenas e vacinações, comuns em nossa sociedade moderna.

O Levítico 14 também aborda o tema do mofo nas casas. O mofo é considerado um sinal de impureza e, caso apareça, o dono deve informar o sacerdote. A casa então é inspecionada, fechada por sete dias, e caso o mofo persista, as pedras afetadas são removidas e descartadas. Caso o mofo retorne após essa purificação, a casa é considerada impura e deve ser derrubada.

Esta seção nos ensina sobre a importância de manter nossos ambientes limpos e seguros. O mofo é um problema de saúde e a ação de removê-lo é uma forma de cuidar do nosso bem-estar e do bem-estar de outros. Assim como no caso das doenças de pele, a purificação do espaço em que vivemos é uma ação simbólica de renovação e de cuidado com a saúde.

Portanto, ainda que Levítico 14 apresente rituais específicos de um contexto antigo, os princípios subjacentes a esses rituais são atemporais e universais. A purificação, a saúde, a renovação e o cuidado com o bem-estar individual e coletivo são valores que todos nós devemos valorizar. 

Levítico 14: Oração

Levítico 14: Oração

Querido Deus,

Viemos a Ti neste momento, inspirados pelas lições e princípios encontrados em Levítico 14. Pedimos por sabedoria para aplicar os ensinamentos universais desse texto em nosso dia a dia, mesmo que os rituais ali descritos pertençam a uma época e cultura diferentes.

Senhor, nos ajude a valorizar a saúde e o bem-estar, tanto o nosso quanto o das pessoas ao nosso redor. Conduza-nos para que tenhamos consciência do nosso papel na manutenção da saúde coletiva, seja por meio de práticas de higiene, cuidado com o próximo, ou empenho na busca de tratamentos e vacinas, como nos ensina o Levítico.

Ajuda-nos também a cuidar dos ambientes em que vivemos. Que possamos nos esforçar para manter nossas casas, escolas, locais de trabalho e espaços de convivência limpos, seguros e agradáveis, como um sinal de nosso respeito e amor ao próximo.

Deus, nos ensine a entender os momentos de purificação e renovação em nossas vidas como oportunidades para aprender e crescer. Que possamos extrair lições de nossos desafios, assim como as pessoas do tempo do Levítico aprendiam com seus rituais de purificação.

Finalmente, pedimos que Tu renoves nosso espírito, assim como uma casa limpa de todo mofo e impurezas. Que possamos estar sempre dispostos a derrubar as pedras infectadas de nosso coração e mente, para que Tu possas nos purificar e nos fazer novos.

Agradecemos por Tua sabedoria, Teu amor e Teu cuidado constantes. Que possamos refletir esse amor e cuidado em nossas ações diárias.

Em nome de Jesus, nós oramos,

Amém.

Levítico 14: Conclusão

Levítico 14: Conclusão

Levítico 14 nos ensina a valorizar a saúde, a limpeza e a renovação em nossas vidas. Através da purificação e do cuidado com o nosso corpo e o nosso ambiente, podemos nos tornar pessoas melhores e mais atentas à nossa saúde e à saúde dos outros. 

Em apoio ao nosso projeto Palavras de Luz, esperamos que as reflexões compartilhadas neste post possam iluminar também outras vidas. Se esta leitura trouxe um novo entendimento sobre Levítico 14 para você, considere compartilhá-la com amigos e familiares. Neste ato simples, você estará contribuindo para disseminar sabedoria e fé, reforçando os laços de nossa comunidade.

#Levítico14

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fé Fortalecida pelo Salmo 91: um Guia Completo

Magia da Páscoa: guia de significados, tradições e celebrações

Levítico 3: Aprendendo a Ofertar com Reverência e Totalidade

Dia da Pipoca: simplicidade e lições de humildade na Bíblia

Gênesis 1: A História da Criação do Mundo

Êxodo 29: Revelando a jornada de Arão e seus filhos ao sacerdócio

Êxodo 9: Moisés, Arão e as lições do confronto com o Rei do Egito