Levítico 11: Como as Antigas Leis Alimentares Influenciam Hoje
Levítico 11: Aprendendo com as Leis Alimentares do Antigo Testamento
Levítico 11: Bíblia
Levítico 11.1
O SENHOR Deus deu a Moisés e a Arão
Levítico 11.2
as seguintes leis para os israelitas:
Vocês poderão comer a carne de qualquer animal
Levítico 11.3
que tem casco dividido e que rumina.
Levítico 11.4-6
Mas não poderão comer camelos, coelhos selvagens ou lebres, pois esses animais ruminam, mas não têm casco dividido. Para vocês esses animais são impuros.
Levítico 11.7
É proibido comer carne de porco. Para vocês o porco é impuro, pois tem o casco dividido, mas não rumina.
Levítico 11.8
Não comam nenhum desses animais, nem mesmo toquem neles quando estiverem mortos. Todos eles são impuros.
Levítico 11.9
Vocês poderão comer qualquer peixe que tem barbatanas e escamas,
Levítico 11.10
mas não poderão comer os animais que vivem na água e que não têm barbatanas nem escamas. Esses animais são impuros para vocês;
Levítico 11.11
não comam nenhum deles e, mesmo quando eles estiverem mortos, não toquem neles.
Levítico 11.12
Qualquer animal que vive na água e que não tem barbatanas nem escamas é impuro.
Levítico 11.13
Também são impuras as seguintes aves: águias, urubus, águias-marinhas,
Levítico 11.14
açores, falcões,
Levítico 11.15
corvos,
Levítico 11.16
avestruzes, corujas, gaivotas, gaviões,
Levítico 11.17
mochos, corvos-marinhos, íbis,
Levítico 11.18
gralhas, pelicanos, abutres,
Levítico 11.19
cegonhas, garças e poupas; e também morcegos.
Levítico 11.20
É impuro todo inseto que anda e que voa;
Levítico 11.21
mas vocês poderão comer os insetos que têm pernas e que saltam.
Levítico 11.22
Poderão comer toda espécie de gafanhotos e grilos.
Levítico 11.23
Mas todos os outros insetos que andam e que voam são impuros.
Levítico 11.24-28
Ficará impuro até o pôr do sol quem tocar nos seguintes animais depois de mortos: todos os animais com cascos, mas que não têm o casco dividido e não ruminam, e todos os animais de quatro pés que andam sobre as plantas dos pés. Se alguém pegar o corpo de qualquer um deles, terá de lavar a roupa que estiver vestindo e ficará impuro até o pôr do sol. Esses animais são impuros para vocês.
Levítico 11.29-30
Dos animais que se arrastam pelo chão são impuros os seguintes: todas as espécies de lagartos, lagartixas, ratos, toupeiras e camaleões.
Levítico 11.31
Ficará impuro até o pôr do sol quem tocar nesses animais depois de mortos.
Levítico 11.32
E, se o corpo de qualquer um desses animais cair em cima de alguma coisa, essa coisa ficará impura. Isso inclui qualquer objeto de madeira, tecido, couro ou saco, ou qualquer outra coisa. Para purificar esse objeto, será preciso colocálo na água, mas ele ficará impuro até o pôr do sol.
Levítico 11.33
E, se o corpo de um desses animais cair num pote de barro, tudo o que estiver dentro do pote se tornará impuro; será preciso quebrar o pote.
Levítico 11.34
E, se a água daquele pote cair em cima de qualquer comida, essa comida ficará impura. E qualquer líquido que estiver no pote ficará impuro também.
Levítico 11.35
Se o corpo de um desses animais cair sobre alguma coisa, ela ficará impura. Se for um forno ou um fogão de barro, então ele se tornará impuro e deverá ser quebrado;
Levítico 11.36
se for uma fonte ou uma caixa de água, a água ali dentro continuará pura, mas quem tocar no corpo ficará impuro.
Levítico 11.37
Se o corpo de um desses animais cair em cima de sementes que vão ser plantadas, elas continuarão puras;
Levítico 11.38
mas, se as sementes estiverem de molho na água, e o corpo cair na água, então elas se tornarão impuras.
Levítico 11.39
Se um animal que se pode comer tiver morte natural, a pessoa que tocar no corpo ficará impura até o pôr do sol.
Levítico 11.40
E, se alguém comer a carne desse animal, deverá lavar a roupa que estiver vestindo e ficará impuro até o pôr do sol; e, se alguém carregar o corpo do animal, precisará lavar a roupa e ficará impuro até o pôr do sol.
Levítico 11.41
É proibido comer qualquer animal que se arrasta pelo chão; esses animais são impuros.
Levítico 11.42
É proibido comer qualquer um deles, tanto aqueles que se arrastam como aqueles que andam com quatro patas ou mais.
Levítico 11.43
Não fiquem impuros e nojentos por comerem qualquer um desses animais.
Levítico 11.44
Eu sou o SENHOR. Dediquem-se a mim, o Deus de vocês, e sejam completamente fiéis a mim, pois eu sou santo. Não fiquem impuros por causa de qualquer animal que se arrasta pelo chão.
Levítico 11.45
Eu sou o SENHOR, que os trouxe do Egito a fim de ser o Deus de vocês. Portanto, sejam santos, pois eu sou santo.
Levítico 11.46
São essas as leis a respeito dos animais e das aves, de todos os animais que vivem na água e de todos os animais que se arrastam pelo chão.
Levítico 11.47
Elas mostram a diferença entre o que é puro e o que é impuro, entre os animais que podem ser comidos e os que não podem ser comidos.
Levítico 11: Estudo
Olá, querido leitor! Você já se deparou com Levítico 11 e pensou: como posso aplicar esses ensinamentos na minha vida atual? Se sim, você veio ao lugar certo. Vamos mergulhar juntos nesse texto milenar e descobrir como esses preceitos podem nos ajudar a navegar no mundo moderno.
Levítico 11 é um capítulo bíblico cheio de regras detalhadas sobre o que os israelitas podiam e não podiam comer. Nele, Deus ensina a Moisés e a Arão que apenas os animais que ruminam e possuem casco dividido, como vacas e ovelhas, são considerados puros para o consumo. Por outro lado, camelos, coelhos, lebres e porcos são classificados como impuros, assim como certos peixes e aves.
Embora, à primeira vista, pareça ser uma lista de restrições dietéticas antigas, esses ensinamentos podem nos guiar na atualidade, em uma interpretação mais ampla. O conceito subjacente é o discernimento, a capacidade de diferenciar o puro do impuro, o saudável do insalubre. Essa habilidade é essencial para uma vida saudável e equilibrada, em todos os aspectos, não apenas na alimentação.
O Levítico 11 também enfatiza a necessidade de respeitar a santidade da vida. Em tempos modernos, podemos interpretar isso como um incentivo para nos afastarmos de comportamentos prejudiciais ou tóxicos. Isso pode significar escolher alimentos saudáveis, evitar substâncias nocivas ou até se distanciar de ambientes e relações que não contribuem para nosso bem-estar.
Esse capítulo também aborda a impureza adquirida ao tocar em animais mortos. Hoje, podemos entender isso como um chamado para estarmos conscientes de nossa higiene e saúde. Em uma era pós-COVID-19, a importância de uma boa higiene nunca foi tão evidente.
Deus conclui o Levítico 11 reforçando a sua santidade e a necessidade de seu povo se dedicar a Ele e manter-se santo. Isto serve como um lembrete de que devemos nos esforçar para ser melhores, para nos dedicarmos àquilo que é bom e puro, e para sermos íntegros em nossas ações.
Levítico 11: Oração
Querido Deus,
Agradecemos pela sabedoria e orientação que encontramos em Sua Palavra. Hoje, nos voltamos especialmente para Levítico 11, um capítulo que nos desafia a refletir sobre a pureza, discernimento e a santidade de vida.
Nos ajude, Senhor, a interpretar essas palavras de maneira significativa em nossa vida diária. Que possamos adotar o espírito do discernimento, para distinguir entre o que é puro e impuro, saudável e prejudicial, em todos os aspectos de nossa vida.
Agradecemos pela vida em todas as suas formas, e pedimos a Sua orientação para respeitá-la e honrá-la. Ajude-nos a escolher caminhos que promovam a vida, a saúde e a alegria, e que se afastem de práticas e comportamentos que podem ser prejudiciais para nós e para aqueles ao nosso redor.
Apreciamos, Deus, a ênfase em Sua santidade em Levítico 11. Ajude-nos a refletir essa santidade em nossas vidas, procurando o bem, o puro, e o amor em nossas ações e decisões. Que nossas vidas sejam dedicadas a Ti e à busca pela integridade.
Finalmente, Senhor, pedimos que nos mantenha sempre conscientes da importância da higiene e saúde. Em um mundo ainda enfrentando as consequências de uma pandemia, ajude-nos a ser prudentes, cuidadosos e responsáveis.
Agradecemos, Senhor, por Sua orientação constante e amor incondicional. Que possamos aplicar os ensinamentos do Levítico 11 em nossa vida diária, para a glória de Seu nome.
Em nome de Jesus, nós oramos. Amém.
Levítico 11: Conclusão
Levítico 11 pode parecer distante da nossa realidade contemporânea. Mas, ao olharmos para além da letra, encontramos lições valiosas sobre discernimento, respeito à vida, consciência da saúde e busca pela integridade. Esses ensinamentos, quando aplicados em nossa vida, podem nos ajudar a viver de forma mais equilibrada e consciente.
Apreciamos a sua companhia em nossa jornada pelo Levítico 11! Se este artigo iluminou a sua compreensão e você acredita que pode beneficiar outras pessoas, compartilhe-o! Seu gesto ajudará o Projeto Palavras de Luz a espalhar ensinamentos bíblicos úteis e inspiradores para mais pessoas.
#Levítico11




Comentários
Postar um comentário