Êxodo 37: Como Bezalel nos Ensina a Valorizar o Sagrado

Êxodo 37: Bezalel e a Importância de Criar com Amor e Habilidade

Êxodo 37: Bíblia

Êxodo 37: Bíblia

Êxodo 37.1

Bezalel fez a arca da aliança de madeira de acácia; a arca media um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura e sessenta e seis de altura. 

Êxodo 37.2

Ele a revestiu de ouro puro por dentro e por fora e pôs em toda a volta um remate de ouro.

Êxodo 37.3

Fez quatro argolas de ouro e as colocou nos quatro pés da arca, ficando duas argolas de cada lado. 

Êxodo 37.4

Ele fez cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. 

Êxodo 37.5

Depois enfiou os cabos nas argolas nos dois lados da arca, para que pudesse ser carregada.

Êxodo 37.6

Bezalel fez uma tampa de ouro puro de um metro e dez de comprimento por sessenta e seis centímetros de largura. 

Êxodo 37.7

Ele fez dois querubins de ouro batido, 

Êxodo 37.8

um para cada ponta da tampa. Ele os fez de tal modo, que formavam uma só peça com a tampa. 

Êxodo 37.9

Os querubins ficavam de frente um para o outro, olhando para a tampa, e as suas asas abertas cobriam a tampa.

Êxodo 37.10

Bezalel fez uma mesa de madeira de acácia, com as seguintes medidas: oitenta e oito centímetros de comprimento por quarenta e quatro de largura e sessenta e seis de altura. 

Êxodo 37.11

Ele revestiu de ouro puro a mesa e colocou um remate de ouro em volta dela.

Êxodo 37.12

Também fez em volta da mesa um friso de quatro dedos de largura e pôs um remate de ouro em volta do friso. 

Êxodo 37.13

Fez quatro argolas de ouro e as pôs nos quatro cantos, perto dos quatro pés.

Êxodo 37.14

Perto do friso estavam as argolas por onde passavam os cabos que eram usados para se carregar a mesa. 

Êxodo 37.15

Ele fez os cabos de madeira de acácia e os revestiu de ouro. 

Êxodo 37.16

Fez também de ouro puro as vasilhas para a mesa, isto é, os pratos, os copos, as taças e as jarras que eram usados para as ofertas de vinho.

Êxodo 37.17

Bezalel fez de ouro puro batido o candelabro, a sua base e a sua haste. As flores que enfeitavam o candelabro, com os seus botões e as suas pétalas, formavam uma só peça com ele. 

Êxodo 37.18

Dos seus lados saíam seis braços, três de um lado e três do outro.

Êxodo 37.19

Cada um dos seis braços tinha três flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas.

Êxodo 37.20

A haste do candelabro tinha quatro flores com o formato de flor de amendoeira, com os seus botões e as suas pétalas. 

Êxodo 37.21

Havia um botão de amendoeira debaixo de cada um dos três pares de braços. 

Êxodo 37.22

Os botões, os braços e o candelabro formavam uma só peça de ouro puro batido. 

Êxodo 37.23

Bezalel também fez sete lamparinas para o candelabro; as tesouras de cortar os pavios das lamparinas e os cinzeiros eram de ouro puro. 

Êxodo 37.24

Ele usou trinta e quatro quilos de ouro puro para fazer o candelabro e todas as peças que o acompanhavam.

Êxodo 37.25

Bezalel fez um altar de madeira de acácia para queimar incenso em cima dele. O altar era quadrado, medindo quarenta e cinco centímetros de comprimento por quarenta e cinco de largura; e tinha noventa centímetros de altura. As pontas, nos quatro cantos, formavam uma só peça com o altar. 

Êxodo 37.26

Bezalel revestiu de ouro puro a tampa, os quatro lados e as pontas e colocou um remate de ouro em volta do altar. 

Êxodo 37.27

Também fez duas argolas de ouro e as colocou debaixo do remate, uma de cada lado. Por dentro das argolas passavam os cabos que eram usados para carregar o altar. 

Êxodo 37.28

Os cabos foram feitos de madeira de acácia e revestidos de ouro.

Êxodo 37.29

Bezalel preparou o azeite sagrado de ungir e o incenso puro de cheiro agradável, misturado como perfume.

Êxodo 37: Estudo

Êxodo 37: Estudo

Olá querido leitor!

O texto começa com Bezalel construindo a Arca da Aliança, um objeto de grande importância simbólica, representando a presença divina entre o povo. A Arca é feita de madeira de acácia, conhecida por sua resistência, e revestida de ouro puro, simbolizando a pureza e a preciosidade do relacionamento entre Deus e seu povo. As medidas precisas, a confecção dos anéis e varas para carregar a Arca, tudo isso ressalta a importância de prestar atenção aos detalhes quando estamos trabalhando em algo que é importante para nós e para a nossa comunidade.

Em seguida, Bezalel cria a tampa da Arca, também de ouro puro, com dois querubins em suas pontas. Este é um lembrete visual de que os seres celestiais estão sempre observando e protegendo o que é precioso. Esse mesmo cuidado deve ser replicado em nossas vidas, cuidando do que é valioso para nós e para os outros.

A criação da mesa, também em acácia e ouro, com suas medidas e utensílios de ouro puro, mostra a importância de preparar um espaço sagrado para o culto e a comunidade. Assim como Bezalel, devemos nos esforçar para criar ambientes acolhedores e sagrados em nossas vidas, seja nosso lar, nosso local de trabalho ou nossa mente.

Bezalel então faz o candelabro, novamente com atenção meticulosa aos detalhes e à beleza, ilustrando a importância da luz na escuridão e o valor da beleza no culto. A presença de sete lâmpadas simboliza a perfeição e a completude. É um lembrete para buscarmos a luz em tempos sombrios e de lutar para trazer a beleza em todas as áreas de nossas vidas.

O capítulo termina com a construção do altar e a preparação do óleo de unção e do incenso. Novamente, Bezalel usa madeira de acácia e ouro, criando um espaço de sacrifício e adoração. A preparação do óleo e do incenso reforça a ideia da criação de um ambiente sagrado, agradável para Deus e para o povo.

Êxodo 37: Oração

Êxodo 37: Oração

Querido Deus,

Conduz-nos hoje em um momento de quietude e reflexão, à medida que buscamos orientação e inspiração em Tuas palavras, particularmente em Êxodo 37. Nós Te agradecemos por este capítulo que revela a beleza e a santidade das coisas que são criadas com amor, atenção e respeito.

Nos inspira, Senhor, a ser como Bezalel. Ajuda-nos a honrar o chamado que colocaste em nossas vidas, a criar com amor, cuidado e habilidade, mesmo nos menores detalhes. Que possamos trazer a mesma dedicação e fervor que Bezalel trouxe ao construir a Arca da Aliança, a mesa, o candelabro e o altar.

Ensina-nos, Pai, a valorizar o que é sagrado e importante. Assim como o ouro puro revestia a Arca e os outros objetos, reveste nossos corações com Tua pureza e amor. Faz de nós reflexos de Tua luz em tempos de escuridão, assim como as sete lâmpadas do candelabro.

Nós Te agradecemos pela oportunidade de criar espaços acolhedores e sagrados em nossas vidas. Que a fragrância do incenso em Êxodo 37 nos lembre de buscar sempre criar um ambiente que seja agradável a Ti e acolhedor para aqueles ao nosso redor.

Que a inspiração de Êxodo 37 esteja conosco em nossas ações diárias, nos ensinando a importância de cada papel na construção da nossa comunidade. E que todas as nossas ações, grandes ou pequenas, sejam um reflexo do Teu amor e santidade.

Em Tua graciosa e poderosa presença, nós Te agradecemos. Amém.

Êxodo 37: Conclusão

Êxodo 37: Conclusão

A história de Bezalel em Êxodo 37 nos ensina a importância de prestar atenção aos detalhes, de valorizar o que é sagrado e importante, e de buscar a luz e a beleza. Bezalel nos mostra que cada um de nós tem um papel na construção da nossa comunidade, e que devemos fazer isso com dedicação, habilidade e respeito.

Esperamos que você carregue esses ensinamentos consigo. Que possamos todos ser como Bezalel, construindo com cuidado e amor o que é importante para nós e nossa comunidade, buscando a luz e a beleza em todas as áreas de nossas vidas. 

Querido leitor, nós te convidamos a compartilhar este artigo com seus amigos e familiares. Ao fazer isso, você estará contribuindo para a expansão do Projeto Palavras de Luz, ajudando a espalhar as preciosas lições e inspirações que a Bíblia, e particularmente o Êxodo 37, têm a oferecer. Juntos, podemos iluminar muitos corações e mentes!

#Êxodo37

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Fé Fortalecida pelo Salmo 91: um Guia Completo

Magia da Páscoa: guia de significados, tradições e celebrações

Levítico 3: Aprendendo a Ofertar com Reverência e Totalidade

Dia da Pipoca: simplicidade e lições de humildade na Bíblia

Gênesis 1: A História da Criação do Mundo

Êxodo 29: Revelando a jornada de Arão e seus filhos ao sacerdócio

Êxodo 9: Moisés, Arão e as lições do confronto com o Rei do Egito