Gênesis 48: O Legado de Jacó a José, Efraim e Manassés Explicado
Gênesis 48: A Importância de Efraim e Manassés na História de Jacó
Gênesis 48: Bíblia
Gênesis 48.1
Algum tempo depois disseram a José que o seu pai estava doente. Então José foi visitá-lo, levando consigo os seus dois filhos, Efraim e Manassés.
Gênesis 48.2
Alguém foi dizer a Jacó:
— O seu filho José veio visitá-lo.
Jacó fez um esforço e se sentou na cama.
Gênesis 48.3
Aí disse a José:
— O Deus Todo-Poderoso me apareceu na cidade de Luz, lá na terra de Canaã, e me abençoou.
Gênesis 48.4
Ele me disse: “Eu farei com que você tenha muitos filhos, e os seus descendentes formarão muitas nações. Eu darei esta terra aos seus descendentes para ser propriedade deles para sempre.”
Gênesis 48.5
E Jacó continuou dizendo a José:
— Agora, os seus filhos Efraim e Manassés, que nasceram aqui no Egito antes de eu vir para cá, esses dois me pertencem. Efraim e Manassés são meus tanto como Rúben e Simeão.
Gênesis 48.6
Se você tiver outros filhos, eles serão seus e, por serem irmãos de Efraim e de Manassés, terão parte na herança deles.
Gênesis 48.7
Estou fazendo isso por causa de Raquel, a sua mãe. Nós estávamos voltando da Mesopotâmia, quando, para minha infelicidade, ela morreu no país de Canaã, pouco antes de chegarmos a Efrata. Eu a sepultei ali, na beira do caminho (Efrata é agora conhecida como Belém.).
Gênesis 48.8
Quando Jacó viu os filhos de José, perguntou:
— E esses, quem são?
Gênesis 48.9
— São os filhos que Deus me deu aqui no Egito — respondeu José.
Jacó disse:
— Ponha-os perto de mim para que eu lhes dê a minha bênção.
Gênesis 48.10
Por causa da velhice a vista de Jacó estava fraca, e ele não podia ver bem. José levou os rapazes para perto dele, e ele os abraçou e beijou.
Gênesis 48.11
Jacó disse a José:
— Eu pensei que nunca mais ia ver você, e agora Deus me deixou ver até os seus filhos.
Gênesis 48.12
Então José tirou os dois do colo do seu pai, ajoelhou-se e encostou o rosto no chão.
Gênesis 48.13
Em seguida pegou Efraim com a mão direita e Manassés com a mão esquerda e fez com que ficassem perto de Jacó. Dessa maneira Efraim ficou do lado esquerdo de Jacó, e Manassés, do seu lado direito.
Gênesis 48.14
Jacó estendeu os braços e cruzou-os, pondo a mão direita sobre a cabeça de Efraim, embora fosse o mais moço, e a mão esquerda sobre a cabeça de Manassés, que era o mais velho.
Gênesis 48.15
Em seguida deu a sua bênção a José, dizendo assim:
“Ó Deus, a quem os meus pais Abraão e Isaque serviram, abençoa estes rapazes. Abençoa-os, ó Deus, tu que me tens guiado como um pastor durante toda a minha vida até hoje.
Gênesis 48.16
Que os abençoe o Anjo que me tem livrado de todo mal! Que o meu nome seja lembrado por meio deles e também o nome dos meus pais Abraão e Isaque! Que eles tenham muitos filhos e muitos descendentes neste mundo!”
Gênesis 48.17
José não gostou quando viu o seu pai colocar a mão direita sobre a cabeça de Efraim; por isso pegou a mão dele para tirá-la da cabeça de Efraim e colocá-la sobre a de Manassés.
Gênesis 48.18
E explicou:
— Não, pai; assim não. Este aqui é o filho mais velho; ponha a mão direita sobre a cabeça dele.
Gênesis 48.19
Mas Jacó não quis e disse:
— Eu sei, filho, eu sei. Os descendentes de Manassés também serão um grande povo. Mas o irmão mais moço será mais importante do que ele, e os seus descendentes formarão muitas nações.
Gênesis 48.20
Desse modo Jacó os abençoou naquele dia, dizendo:
— Os israelitas usarão os nomes de vocês para dar a bênção. Eles vão dizer assim: “Que Deus faça com você como fez com Efraim e com Manassés.”
Dessa maneira Jacó pôs Efraim antes de Manassés.
Gênesis 48.21
Aí disse a José:
— Como você está vendo, eu vou morrer. Mas Deus estará com vocês e os levará de volta para a terra dos seus antepassados.
Gênesis 48.22
Eu dou Siquém a você e não aos seus irmãos. Siquém é aquela região que tomei dos amorreus, lutando com a minha espada e o meu arco.
Gênesis 48: Estudo
Olá, querido leitor!
No Gênesis 48, encontramos Jacó, um homem abençoado por Deus, à beira da morte e prestes a transmitir suas últimas bênçãos aos seus netos, Efraim e Manassés. O cenário apresenta Jacó recordando a promessa feita por Deus: de que ele teria muitos filhos, que formariam muitas nações e que seus descendentes teriam a terra de Canaã como propriedade eterna (versículos 3-4).
Deste ponto, aprendemos sobre a importância de confiar nas promessas de Deus. Jacó tem fé de que essas promessas não só se cumprirão em sua vida, mas também na vida de seus descendentes. Esse ensinamento nos lembra que as bênçãos de Deus não são apenas para nós, mas também para as gerações futuras. Devemos ter fé e agir de acordo com essa fé, garantindo que nossas ações honrem e estendam essa bênção.
O capítulo prossegue com um gesto surpreendente de Jacó. Ao invés de seguir a tradição de abençoar o filho mais velho, Manassés, com a mão direita, que simboliza maior bênção, Jacó cruzou seus braços, abençoando o mais jovem, Efraim, com a mão direita (versículos 13-14, 17-20). Apesar das objeções de José, Jacó afirmou que, embora ambos os irmãos fossem importantes, o mais jovem, Efraim, seria mais influente (versículo 19).
Este evento nos ensina a respeito do soberano propósito de Deus. Deus, em sua sabedoria, às vezes age de maneiras que não compreendemos totalmente, assim como Jacó ao abençoar Efraim antes de Manassés. Como tal, somos chamados a confiar em Seu plano, mesmo quando ele vai contra as normas e convenções.
Por fim, Gênesis 48 termina com a promessa de Jacó a José de que Deus o levará de volta à terra dos seus antepassados (versículo 21). Esse ato final de fé reafirma a importância de confiar na promessa de Deus, mesmo quando não podemos ver o resultado.
Gênesis 48: Oração
Querido Deus Todo-Poderoso,
Agradecemos pela história e lições compartilhadas em Gênesis 48, que mostram o poder da Tua promessa e a profundidade do Teu amor. Como Jacó, desejamos ter a fé para abençoar as gerações futuras, confiando em Tuas promessas e cumprindo teus mandamentos.
Peço que nos ajude a aplicar os ensinamentos de Gênesis 48 em nossas vidas diárias, para confiarmos mais em Ti, para honrarmos as bênçãos que nos deste e para aceitarmos os Teus planos, mesmo que não os compreendamos totalmente.
Ilumina nossos caminhos, Senhor, para que possamos trilhar a jornada de nossas vidas com fé e amor, seguindo o exemplo de José, Efraim e Manassés. Ajuda-nos a cultivar a bondade, a humildade e a coragem em nossos corações, refletindo Tua luz em todas as nossas ações.
Obrigado por nos concederes a benção de conhecermos a Tua palavra e a oportunidade de crescermos na Tua graça. Pedimos que continue a nos orientar, proteger e inspirar enquanto buscamos seguir Teus ensinamentos.
Em nome de Jesus, nosso Salvador, nós oramos.
Amém.
Gênesis 48: Conclusão
Gênesis 48 nos presenteia com ensinamentos valiosos sobre fé, herança e o poder das promessas de Deus.
Este capítulo nos convida a depositar total confiança em Deus, a agir de maneira que honre as Suas bênçãos e a aceitar os Seus planos, mesmo quando não os compreendemos por completo. Por meio desses princípios, somos encorajados a viver uma vida de profunda fé e compromisso, nutrindo uma relação mais próxima com Deus e semeando bênçãos que beneficiarão as futuras gerações.
Agradecemos profundamente por dedicar um tempo para se aprofundar nos ensinamentos de Gênesis 48 conosco. Se estas palavras tocaram seu coração e enriqueceram seu entendimento, convidamos você a compartilhar este post com amigos e familiares.
Ao fazer isso, você estará contribuindo para disseminar estas reflexões e, ao mesmo tempo, auxiliando no crescimento do Projeto Palavras de Luz. Nosso objetivo é iluminar cada vez mais vidas com a sabedoria contida na Bíblia.
Porque, ao compartilhar conhecimento e amor, não só enriquecemos nossa própria jornada, mas também iluminamos o caminho para os outros. A sua participação é valiosa para nós.
Muito obrigado!
#Gênesis48




Comentários
Postar um comentário