Êxodo 36: Bezalel, Aoliabe e a chamada à excelência na Tenda Sagrada
Êxodo 36: Bezalel, Aoliabe e a demonstração da força colaborativa
Êxodo 36: Bíblia
Êxodo 36.1
— Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens a quem o SENHOR deu habilidade e inteligência e que conhecem tudo o que é preciso para construir a Tenda Sagrada, deverão fazer tudo como o SENHOR ordenou.
Êxodo 36.2
Moisés chamou Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens a quem o SENHOR tinha dado habilidade e que tinham boa vontade para ajudar, e disse-lhes que começassem a trabalhar.
Êxodo 36.3
Eles receberam de Moisés as ofertas que os israelitas haviam trazido para construir a Tenda Sagrada. E todas as manhãs o povo de Israel continuava a trazer a Moisés as suas ofertas.
Êxodo 36.4
Então os artesãos que estavam fazendo o trabalho
Êxodo 36.5
foram falar com Moisés. Eles disseram o seguinte:
— O povo está trazendo muito mais do que é necessário para o trabalho que o SENHOR mandou fazer.
Êxodo 36.6
Então Moisés ordenou que em todo o acampamento ninguém mais trouxesse ofertas para a Tenda Sagrada. E assim o povo não trouxe mais nada.
Êxodo 36.7
Pois o material que tinham ajuntado era suficiente para todo o trabalho que devia ser feito e ainda sobrava.
Êxodo 36.8
E assim os homens mais habilidosos entre os trabalhadores fizeram a Tenda da Presença do Senhor. Eles a fizeram com dez cortinas de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha. Nessas cortinas estavam bordadas figuras de querubins.
Êxodo 36.9
Todas as cortinas eram do mesmo tamanho, medindo doze metros e meio de comprimento por um metro e oitenta de largura.
Êxodo 36.10
Eles costuraram cinco delas umas nas outras, formando assim uma só peça; e fizeram a mesma coisa com as outras cinco.
Êxodo 36.11
Foram colocadas laçadas de tecido azul na beirada de fora da última cortina de cada uma das duas peças de cortinas.
Êxodo 36.12
Puseram cinquenta laçadas na beirada da primeira cortina da primeira peça e cinquenta na beirada da última cortina da segunda peça, de modo que as laçadas ficaram de frente umas para as outras.
Êxodo 36.13
Os dois jogos de cortinas foram presos um no outro por meio de cinquenta prendedores de ouro, de modo que formavam uma só peça.
Êxodo 36.14
De onze pedaços de pano feito de pelos de cabra fizeram uma cobertura para a Tenda.
Êxodo 36.15
E fizeram todos os pedaços do mesmo tamanho, isto é, todos tinham treze metros e trinta de comprimento por um metro e oitenta de largura.
Êxodo 36.16
Costuraram cinco pedaços uns nos outros, formando uma peça, e os outros seis, formando outra peça.
Êxodo 36.17
Foram colocadas cinquenta laçadas na beirada do último pedaço da primeira peça e cinquenta laçadas na beirada da outra peça.
Êxodo 36.18
Depois fizeram cinquenta prendedores de bronze para prenderem as duas peças uma na outra a fim de que formassem uma cobertura só.
Êxodo 36.19
Fizeram mais uma cobertura, de peles de carneiro tingidas de vermelho; e em cima desta colocaram outra cobertura, feita de peles finas.
Êxodo 36.20
Prepararam também armações de madeira de acácia a fim de formarem as paredes da Tenda.
Êxodo 36.21
Cada uma das armações media quatro metros e quarenta e cinco de altura por sessenta e sete centímetros de largura.
Êxodo 36.22
Em cada armação havia dois encaixes para juntarem uma à outra. Todas as armações tinham esses encaixes.
Êxodo 36.23
Fizeram vinte armações para o lado sul
Êxodo 36.24
e debaixo dessas vinte armações puseram quarenta bases de prata, duas debaixo de cada armação, para firmarem os seus dois encaixes.
Êxodo 36.25
E para o lado norte da Tenda fizeram vinte armações
Êxodo 36.26
e quarenta bases de prata, duas para cada armação.
Êxodo 36.27
Para o lado de trás da Tenda, o lado oeste, fizeram seis armações
Êxodo 36.28
e mais duas armações para os cantos.
Êxodo 36.29
Essas armações dos cantos foram juntadas na base, formando uma só peça até a primeira argola que ficava na parte de cima. As duas armações que formavam os dois cantos foram colocadas desse jeito.
Êxodo 36.30
Assim, havia oito armações e dezesseis bases de prata, duas para cada armação.
Êxodo 36.31
Em seguida prepararam quinze travessas de madeira de acácia; cinco para as armações de um lado da Tenda,
Êxodo 36.32
cinco para as armações do outro lado e cinco para as armações do lado oeste, na parte de trás.
Êxodo 36.33
A travessa do centro passava a meia altura entre as armações, de um lado da Tenda até o outro.
Êxodo 36.34
Revestiram de ouro essas armações e puseram nelas argolas de ouro, por onde passavam os cabos, que também foram revestidos de ouro.
Êxodo 36.35
Fizeram também uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e bordada com figuras de querubins.
Êxodo 36.36
Para segurarem essa cortina, foram feitos quatro postes de madeira de acácia revestidos de ouro; os prendedores das cortinas eram de ouro, e as quatro bases dos seus postes eram de prata.
Êxodo 36.37
Para a entrada da Tenda foi feita uma cortina de tecido feito de linho fino e de fios de lã azul, púrpura e vermelha e enfeitada com bordados.
Êxodo 36.38
Para segurarem essa cortina, foram feitos cinco postes, com prendedores, e revestiram de ouro a parte de cima dos postes e os suportes das cortinas. E foram feitas cinco bases de bronze para os postes.
Êxodo 36: Estudo
Querido leitor,
Êxodo 36 é um capítulo intrigante da Bíblia que nos ensina valiosas lições sobre generosidade, colaboração e a importância de usar nossos talentos para o bem comum. Ao nos apresentar a construção da Tenda Sagrada, este capítulo nos oferece reflexões que podem ser aplicadas à nossa vida diária.
O primeiro elemento que encontramos em Êxodo 36 é a centralidade do uso de habilidades. Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens que receberam habilidade e inteligência do Senhor eram fundamentais para construir a Tenda Sagrada, conforme ordenado pelo Senhor. Isso nos lembra da importância de identificar nossas próprias habilidades e talentos, e de usar esses dons para servir aos outros e a Deus. Em qualquer projeto, grande ou pequeno, cada um de nós tem um papel a desempenhar.
O próximo aspecto notável de Êxodo 36 é a generosidade e colaboração do povo de Israel. Todos os dias, as pessoas traziam ofertas para ajudar na construção da Tenda Sagrada. Na verdade, eles foram tão generosos que Moisés teve que pedir que parassem de trazer ofertas, porque haviam fornecido mais do que o necessário. Isso nos mostra o poder da generosidade e da colaboração, e o impacto que podemos ter quando trabalhamos juntos para um objetivo comum. É uma chamada para sermos generosos e prestativos em nossa comunidade.
Finalmente, a construção em si da Tenda Sagrada nos mostra a beleza do detalhamento e do planejamento cuidadoso. Cada pedaço de material, cada pedaço de tecido e cada pedaço de madeira foram cuidadosamente preparados e construídos com grande habilidade. Este planejamento meticuloso e detalhado é uma metáfora para a forma como devemos conduzir nossas vidas, planejando com cuidado e sempre buscando a excelência em tudo o que fazemos.
Êxodo 36: Oração
Querido Deus,
Conduz-nos à reflexão através das palavras do livro de Êxodo, capítulo 36. Nos faz entender a beleza da colaboração, a alegria da generosidade e a importância de usar nossos dons para a glória do teu Reino.
Senhor, que possamos ser como Bezalel, Aoliabe e todos os outros homens habilidosos e dispostos que usaram suas habilidades para construir a Tenda Sagrada. Que sejamos capazes de perceber nossos dons e usá-los para contribuir com o bem comum, para sermos úteis em nossas comunidades, famílias e ambientes de trabalho.
Pedimos que, assim como o povo de Israel, possamos ser generosos em nossas ações. Que possamos dar sem hesitar e colaborar com aqueles ao nosso redor, e que aprendamos que é através do amor e da generosidade que fazemos a Tua obra.
Inspirados pela construção meticulosa da Tenda Sagrada, que possamos aplicar a mesma atenção aos detalhes e o mesmo compromisso em cada aspecto de nossas vidas. Que nossa vida seja um reflexo de teu amor e cuidado, e que possamos sempre buscar a excelência em todas as nossas ações.
Lembramos, Senhor, que é em Teu nome que todos esses dons e capacidades foram concedidos. Ajudai-nos a lembrar que é nosso dever usá-los de forma sábia, para Teu louvor e glória.
Em Teu nome sagrado, pedimos que nos guies através dos ensinamentos de Êxodo 36, e que possamos viver uma vida que reflete a generosidade, a colaboração, e a busca pela excelência encontradas em suas palavras.
Amém.
Êxodo 36: Conclusão
Êxodo 36 é um guia de como podemos melhorar a nós mesmos e às nossas comunidades. Nos ensina a usar nossos talentos para servir aos outros, a ser generosos e colaborativos, e a buscar a excelência em todas as nossas empreitadas. Portanto, ao aplicar esses ensinamentos em nossas vidas diárias, podemos esperar crescer como indivíduos e fortalecer a comunidade à nossa volta.
Encerramos com a esperança de que esta exploração de Êxodo 36 inspire você a viver uma vida de generosidade, colaboração e excelência. Que você encontre suas habilidades e as use para servir ao bem maior. Seja generoso em suas ações e planeje seus empreendimentos com cuidado e atenção aos detalhes.
Agora, pedimos que você compartilhe essa exploração de Êxodo 36 com amigos e familiares. Sua contribuição na disseminação desses ensinamentos sagrados é uma maneira significativa de apoiar nosso Projeto Palavras de Luz. Juntos, podemos iluminar corações e mentes com a sabedoria bíblica.
#Êxodo36




Comentários
Postar um comentário